(11) 4116.1057
(13) 3596.4122
Atend Segunda a Sexta das 9 às 17h

Notícias

No dia a dia das empresas, realizar auditorias é algo normal. Muitas pessoas já estão acostumadas à verificação das contas e com os hábitos tomados para não haver atrasos e multas. O que muitos não sabem é que também em condomínios é importante fazer varreduras periódicas nas finanças.

Mesmo não sendo comum na maioria dos condomínios, realizar auditoria nas contas traz muitos benefícios. Uma auditoria trará um relatório detalhado dizendo se os compromissos estão sendo honrados, se os pagamentos estão corretos e os tributos estão em dia, entre outras coisas.

Existem dois tipos de auditoria: a preventiva e a emergencial, que também é conhecida por punitiva ou apurativa. Esta última é mais comum de ser contratada, porém é a mais cara, dada a urgência que envolve a busca por este tipo de serviço.

Por outro lado, a auditoria preventiva é indicada principalmente aos conjuntos habitacionais com mais de 100 unidades, pois o volume de dinheiro e contas e a possibilidade de haver erros e omissões são grandes.

Qualquer condomínio pode (e deve) contratar este tipo de assessoria, mesmo os de menor porte. Isso porque os gastos com a mesma podem ser parcelados e tendem a ser menores tanto em comparação com a auditoria emergencial, quanto se comparados com os gastos extras referentes a multas e encargos provenientes de possíveis irregularidades.

Uma auditoria pode detectar várias irregularidades. Entre as mais comuns estão o recebimento de cotas em atraso sem a entrada dos recursos na conta do condomínio; acordos firmados com concessão de descontos indevidos; direcionamento de compras para determinados fornecedores (propina); superfaturamento; criação de falsa demanda para compra de bens ou serviços; desvios de recursos acobertados por documentos falsos.

Todos esses atos lesam o condomínio como um todo, e com a verificação das contas pode-se chegar ao responsável e destituí-lo do cargo, além de acionar a justiça para ressarcimento dos prejuízos ocorridos.

Por fim, a auditoria é uma importante ferramenta para que o conselho fiscal aprove as contas do condomínio. O ideal é que se faça esse tipo de revisão mensalmente; assim as chances de ocorrer problema são mínimas. E todos saem ganhando com a transparência e confiabilidade que este tipo de serviço dá.


FONTE: Lincoln Cesar do Amaral Filho
Diretor da Superlógica e do portal LicitaMais (www.licitamais.com.br) e especialista em condomínios

Histórico