(11) 4116.1057
(13) 3596.4122
Atend Segunda a Sexta das 9 às 17h

Serviços

Home / Serviços

 

AUDITORIA PREVENTIVA

Modalidade de auditoria que propicia: TRANSPARÊNCIA, FIDEDIGNIDADE DAS INFORMAÇÕES, TRANQUILIDADE E SEGURANÇA NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS! É um investimento que contribui para uma adequada relação entre o Síndico e os Condôminos, possibilita maior transparência na prestação de contas e no fluxo de informações, aprimorando os processos e procedimentos condominiais. 

A auditoria preventiva contribui para a profissionalização financeira do condomínio e as avaliações tendem a minimizar riscos de desvios de condutas, brigas, perdas e demandas judiciais.

Para atingir nossos objetivos, planejamos adequadamente nosso trabalho, avaliamos previamente o sistema de controles do condomínio, a fim de estabelecer a natureza, o período de abrangência e os procedimentos de auditoria aplicáveis. O planejamento eficiente das atividades assegura uma sequência de trabalho a ser seguida, de forma que avaliamos a governança e os procedimentos operacionais do condomínio, efetuando as devidas revisões. Ao executar os procedimentos de auditoria, aplicamos testes de avaliação visando: (a) obter evidências suficientes, válidas e relevantes; (b) viabilizar a elaboração das sugestões de melhoria decorrentes das eventuais deficiências identificadas e (c) subsidiar as conclusões de auditoria.

É possível durante a realização de auditoria identificar previamente falhas que podem acarretar em perdas financeiras para o condomínio. A profissionalização do controle financeiro e a maior transparência nos gastos podem contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. O trabalho de auditoria certifica que a prestação de contas esteja suportada por documentos hábeis e de acordo com a regulamentação e legislação aplicável.

AUDITORIA CORRETIVA

Trata-se de auditoria de caráter especial para apurar responsabilidades por falhas e irregularidades já ocorridas e direciona ações para as devidas regularizações, identificando eventuais práticas ilegais como a concessão de descontos indevidos; apropriação indébita de recursos financeiros, falta de registro de operações; falta de cumprimento de obrigações acessórias; fraudes generalizadas; criação de falsa demanda para compra de bens ou serviços e desvios de recursos acobertados por documentos falsos.

OUTROS EXEMPLOS DE OCORRÊNCIAS QUE PODEM SER IDENTIFICADAS NO PROCESSO DE EXECUÇÃO DE AUDITORIA: 

  • Ausência de recolhimento na forma prevista da legislação das obrigações fiscais e contábeis;
  • Falsificação das guias de recolhimento;
  • Recebimentos de cotas em atraso, sem a entrada dos recursos na conta do condomínio;
  • Direcionamento de compras de bens e serviços para determinados fornecedores com pagamento de propina;
  • Superfaturamento de bens ou serviços;
  • Desvios de recursos sem suporte de documentação legal;
  • Desvios de recursos do caixa.

PERÍCIA CONTÁBIL

Serviços realizados quando as falhas e irregularidades identificadas no condomínio se materializam em processo judicial contra a administração. Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação e certificação

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.