(11) 4116.1057
(13) 3596.4122
Atend Segunda a Sexta das 9 às 17h

Auditoria Preventiva

Home / Auditoria Preventiva

Para atingir nossos objetivos, planejamos adequadamente nosso trabalho, avaliamos previamente o sistema de controles do condomínio, a fim de estabelecer a natureza, o período de abrangência e os procedimentos de auditoria aplicáveis. O planejamento eficiente das atividades assegura uma sequência de trabalho a ser seguida, de forma que avaliamos a governança e os procedimentos operacionais do condomínio, efetuando as devidas revisões. Ao executar os procedimentos de auditoria, aplicamos testes de avaliação visando: (a) obter evidências suficientes, válidas e relevantes; (b) viabilizar a elaboração das sugestões de melhoria decorrentes das eventuais deficiências identificadas e (c) subsidiar as conclusões de auditoria.

É possível durante a realização de auditoria identificar previamente falhas que podem acarretar em perdas financeiras para o condomínio. A profissionalização do controle financeiro e a maior transparência nos gastos podem contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. O trabalho de auditoria certifica que a prestação de contas esteja suportada por documentos hábeis e de acordo com a regulamentação e legislação aplicável.

Abaixo algumas das vantagens de contratar os serviços:

  • Segurança para o síndico que pode validar sua prestação de contas por meio de uma avaliação independente; 
  • Avaliação do sistema de controles internos, visando à minimização dos riscos operacional, legal, financeiro e tributário;
  • Avaliação do gerenciamento administrativo e contábil do condomínio, principalmente em casos de terceirização;
  • Aprimoramento das informações gerenciais a serem oferecidas aos condôminos.

Além de transmitir mais segurança a todos os envolvidos (condôminos, conselheiros, administradores e síndico), a auditoria em condomínios é especialmente interessante aos síndicos, uma vez que ele possui muitas responsabilidades estabelecidas pelo Código Civil (Lei nº 10.406/2002) e pelas convenções e regimentos internos dos condomínios, podendo inclusive serem responsabilizados criminalmente em caso de irregularidades ou descumprimentos legais.

Os condomínios têm de estar em conformidade com leis federais, estaduais e municipais, cuidando com rigor de suas obrigações fiscais, ambientais, trabalhistas e tantas outras. Diante desta complexidade de regras é fundamental que os processos condominiais tenham seus processos auditados regularmente com vista a minimizar perdas operacionais. 

Para adequado funcionamento e desenvolvimento das atividades, é necessário que os condomínios busquem ferramentas para que sua gestão seja o mais racional possível, suas ações sejam planejadas e com chances verdadeiras de êxito. A auditoria pode ser uma das mais importantes ferramentas de gestão e geração de informação para os condomínios.